sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Audiência Pública sobre o Túnel de Taguatinga, nosso Presidente Civaldo Rebouças estava presente, assista o vídeo do projeto.


A Secretaria de Obras do Distrito Federal, em conjunto com a Novacap, realizou uma audiência pública no último dia 3 de outubro, no Centro Cultural do Taguaparque, em Taguatinga, onde apresentou o projeto para construção do túnel rodoviário que passará sob a Avenida Comercial de Taguatinga. Abrindo a audiência, o responsável pela elaboração do projeto, engenheiro Joaquim Coutinho Neto, apresentou slides com animações da nova Avenida Comercial e do túnel subterrâneo que passará sob aquela avenida.Segundo o secretário de Obras, David José de Matos, que presidiu o evento, já estão destinados, pelo PAC da Mobilidade do Governo Federal, R$ 250 milhões para construção do túnel, - a obra está, inicialmente orçada, em 180 milhões.
Na ocasião, o secretário David de Matos destacou pontos importantes do projeto e ressaltou a necessidade da execução da obra, uma vez que o centro de Taguatinga sofre com a falta de vias que distribuam o fluxo de veículos que por ali passam. “O túnel trará à população de Taguatinga um grande alívio para o centro da cidade e os moradores de Ceilândia e Samambaia, que passam pelo centro da cidade, chegarão mais cedo em casa. Com a construção do túnel, pretendemos acabar de uma vez por todas com as atuais retenções que se formam principalmente nos horários de pico”, afirmou o secretário.
Segundo o projeto apresentado, o túnel rodoviário terá 820 metros de extensão e contará com duas pistas paralelas, cada uma com três faixas de rolagem para cada sentido e não será possível paradas ao longo do trajeto, configurando apenas uma via expressa. O túnel se iniciará, sentido EPTG - Ceilândia, depois do viaduto de entrada de Taguatinga, - quase no meio da Avenida Central -, e terminará após o viaduto que liga as Avenidas Samdu Sul e Norte.
População exige ser ouvida

Durante a audiência, muitos dos presentes se revoltaram com o evento, sem que lhes fossem dada a oportunidade de falar. A reclamação geral é que o projeto foi elaborado sem escutar a população.

O secretário David de Matos leu as perguntas feitas por escrito pelos presentes somente via formulário, causando irritação aos que ali estavam. 
O empresário da cidade, Manoel Adorno, criticou o verdadeiro intuito do evento: “Este projeto deveria ser discutido com a população e não chegar pronto como aí está. Estão querendo nos empurrar um projeto “güela abaixo”, afirmou.
Ainda entre os presentes, o morador da cidade há 52 anos, empresário Getúlio Romão frisou que o projeto apresenta grandes falhas. “A população não foi ouvida. Os técnicos que elaboraram o projeto não têm noção do que acontece na cidade. São pessoas que passam por aqui, mas não vivem em Taguatinga. Simulações puramente técnicas não retratam o real. É necessário um estudo mais aprofundado”, diz.
Depois de muita polêmica e confusão, e acatando à grita geral do auditório, o secretário de Obras, após esclarecimentos das dúvidas feitas através de formulários, concedeu a palavra aos mais exaltados. 
O jornalista Wilon Wander , afirmou que a audiência fugia do propósito de ouvir os moradores da cidade e conclamou a todos os presentes que se unissem para que o túnel fosse discutido com a população local, segundo ele, é prejudicada por projetos mal elaborados. 
Os Lions Clubes de Taguatinga, se fez presente a audiência pública na pessoa do CL Vilmar Sales - Presidente do Lions Clube de Taguatinga Liberdade e Representando o Governador AL 2012/2013 CL Adilson de Lízio estava o Assessor de Desenvolvimento Comunitário CL Civaldo Rebouças, que já foi Prefeito da QNG e Presidente da Câmara de Vereadores. Segundo nosso Presidente Vilmar o projeto é belíssimo e necessário para nossa cidade, e foi contrário a idéia de se fazer um Elevado ao invés do Túnel, dizendo que muitos elevados estão sendo demolidos, Mundo afora. Civaldo Rebouças sentiu a falta das Lideranças constituídas de Taguatinga, más concorda que Taguatinga merece, este tão esperado Túnel no Centro da Cidade. Muitas foram as perguntas e reclamações no que se referiam ao projeto apresentado.
A audiência foi encerrada com a promessa do secretário David de Matos, de que será feita uma consulta popular para novas sugestões e possíveis alterações no atual projeto.
Veja mais em : www.gazetadetaguatinga.com.br  e www.so.df.gov.br