sexta-feira, 29 de junho de 2012


Ferrrovia Brasília-Goiânia impulsionará desenvolvimento da região Centro Oeste.

Governo assina protocolo de intenções para elaboração de estudos de viabilidade para implantação da linha de trem Brasília-Anápolis-Goiânia. Senador Rollemberg participou da solenidade

 
Por Sandra Turcato

Foto: Sheyla LelaFoi assinado o Protocolo de Intenções para elaboração de estudos de viabilidade para a implantação da linha de trem Brasília/Anápolis/Goiânia. A solenidade aconteceu na manhã de quinta-feira (28), no auditório da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). O senador Rodrigo Rollemberg (PSB/DF) participou do ato, ao lado de várias autoridades. 

Estavam presentes o secretário-executivo do Ministério de Estado da Integração Nacional, Alexandre Navarro Garcia; o secretário de Gestão e de Programas de Transportes do Ministério dos Transportes, Giulliano Molinero; o vice-governador do DF, Tadeu Filippelli; o governador de Goiás, Marconi Perillo; o diretor-superintendente da Superintendência de Desenvolvimento do Centro-Oeste (Sudeco); o diretor-geral da ANTT, Ivo Borges; o diretor de Infraestrutura Ferroviária do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), Mário Dirani; além de parlamentares.

O protocolo de intenções foi firmado pelo Governo Federal – representado pelos ministérios do Transporte e da Integração Nacional, pela ANNT e pelo Dnit –, pelos governos do Distrito Federal e de Goiás, e pela Valec Engenharia, Construções e Ferrovias. "Agradeço aqui a todos que assinam este protocolo, que marca o início de uma história importantíssima para o Brasil”, reconheceu Marcelo Dourado. "O transporte sobre trilhos é um transporte limpo, vamos recuperar o atraso e restaurar a malha ferroviária de nosso País”, acrescentou o superintendente da Sudeco. 

A linha férrea compreende uma região que conta atualmente com sete milhões de consumidores. Em 2020, já serão 20 milhões de consumidores. "A ferrovia será importante para o escoamento da produção de nossa região e para o transporte de passageiros”, destacou o senador Rollemberg, que acredita que a linha férrea será importante não apenas para o desenvolvimento da região, mas de todo o País. 

O valor da obra é de R$ 700 milhões. O trecho Brasília/Anápolis/Goiânia compreende cerca de 190 quilômetros de trilhos. Os senadores Rodrigo Rollemberg, Lúcia Vânia (PSDB/GO) e Gim Argello (PTB/DF) assinaram o documento como testemunhas.